banner



Dicas de Saúde


Categoria: Notícias
23 setembro
Coração Doente
imagem-dica

A insuficiência cardíaca é uma doença grave, em que o coração não bombeia sangue para o corpo tão bem quanto deveria. Isto significa que o sangue não consegue fornecer nutrientes e oxigénio suficientes ao organismo, para que este funcione normalmente. Isto, por exemplo, pode fazer com que se sinta cansado ou fatigado. Também significa que não consegue eliminar resíduos corretamente, levando ao acumulo de líquido nos pulmões e em outras partes do corpo, como as pernas e abdómen.


Normalmente, a insuficiência cardíaca desenvolve-se porque tem (ou teve) um problema de saúde, como a doença das artérias coronárias, um ataque cardíaco do miocárdio, pressão arterial elevada não controlada, entre outras.


A insuficiência cardíaca pode desenvolver-se em qualquer idade, mas torna-se claramente mais comum com o avanço da idade. Cerca de 1 % das pessoas com menos de 65 anos sofrem de insuficiência cardíaca, 7 % das pessoas com idades entre os 75 e os 84 anos têm insuficiência cardíaca e isto aumenta 15 % nas pessoas com mais de 85 anos. É a causa mais comum de internação em doentes com mais de 65 anos de idade.


Embora seja designada por "insuficiência" cardíaca, não significa que o coração vai parar de funcionar. Significa que o coração tem dificuldade em funcionar para corresponder às necessidades do seu organismo (especialmente durante as atividades).


Quer saber mais ? Mande um email com suas perguntas que teremos o maior prazer em responde las.


Dr. Tiago Bueno da Silveira
Médico Cardiologista – CRM/SC 19794 / RQE 11436


Relacionadas


Comentários sobre esta matéria

Deixe seu comentário
Nome:

E-mail:

Comentário: